Correcção da Ficha de Trabalho nº3
TEMA 1
A Secretariado nas organizações
TEMA 1
A Secretariado nas organizações
1) Que tipo de papel desempenha o secretariado
numa empresa?
Desempenha um papel crucial de uma elevada importância, para o sucesso0 da empresa.
Desempenha um papel crucial de uma elevada importância, para o sucesso0 da empresa.
2) Complete os espaços seguintes:
Podemos representar a organização de uma empresa através de um organograma, relacionado os seus diversos órgãos nomeadamente o secretário. O secretariado pode ser individual e/ou colectivo.
Podemos representar a organização de uma empresa através de um organograma, relacionado os seus diversos órgãos nomeadamente o secretário. O secretariado pode ser individual e/ou colectivo.
3) Defina organograma ou organigrama.
Representação gráfica do esquema da estrutura de uma empresa. Pode-se definir organograma ou organigrama.
Representação gráfica do esquema da estrutura de uma empresa. Pode-se definir organograma ou organigrama.
4) Complete os espaços que se seguem:
Existe uma hierarquia interna no
secretariado, ou seja, existem graus de responsabilidade e autoridade.
5) Refira as principais funções de secretariado.
- Arquivar documentos;
- Planear viagens e providenciar a
documentação;
- Preparar reuniões e registar ATAS;
- Registar diariamente tarefas e elementos
da equipa;
- Filtrar e registar chamadas telefónicas;
- Seleccionar e tratar da correspondência;
- Transmitir decisões;
- Agendar tarefas.
6) Complete os espaços que se seguem:
Na sociedade moderna, onde se imperam as novas
tecnologias, o secretariado tornou-se um elemento fundamental no fundamento
da empresa.
7) Indique as principais categorias de um profissional
de secretariado.
- Assistente de direcção (secretariado)
- Assistente de função/ Assistente
especializado;
- Assistente de equipa (secretario).
8) Quais
os principais requisitos de um Profissional de Secretariado?
- Espírito de iniciativa;
- Capacidade de decisão;
- Sentido de responsabilidade.
9) Recorrendo ao Blogue de apoio ás aulas Blogue
e outros documentos/artigos/links, defina o perfil de Desempenho de um
Técnico de Secretariado.
O técnico de secretariado é o profissional
qualificado apto a assegurar a organização e execução de actividades de
secretariado no apoio á chefia/ Direcção, bem como actividades do secretariado
relativas ao funcionamento geral de uma empresa ou serviço público:
As
actividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Executar tarefas inerentes á
gestão;
- Planear e organizar a rotina
diária e mensal;
- Assegurar a comunicação;
- Organizar e executar tarefas relacionadas
com chefia/ direcção.
- Utilizar as aplicações informáticas e a
Internet.
10) Explique
por suas palavras o seguinte texto, recorrendo ao Blogue referido
anteriormente:
“
Organizar compreende
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