sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Correcção da Ficha de Trabalho nº3
TEMA 1
A Secretariado nas organizações
1)      Que tipo de papel desempenha o secretariado numa empresa?
Desempenha um papel crucial de uma elevada importância, para o sucesso0 da empresa.
2)      Complete os espaços seguintes:
Podemos representar a organização de uma empresa através de um organograma, relacionado os seus diversos órgãos nomeadamente o secretário. O secretariado pode ser individual e/ou colectivo.
3)      Defina organograma ou organigrama.
Representação gráfica do esquema da estrutura de uma empresa. Pode-se definir organograma ou organigrama.
4)      Complete os espaços que se seguem:
Existe uma hierarquia interna no secretariado, ou seja, existem graus de responsabilidade e autoridade.
5)      Refira as principais funções de secretariado.
- Arquivar documentos;
- Planear viagens e providenciar a documentação;
- Preparar reuniões e registar ATAS;
- Registar diariamente tarefas e elementos da equipa;
- Filtrar e registar chamadas telefónicas;
- Seleccionar e tratar da correspondência;
- Transmitir decisões;
- Agendar tarefas.

6)      Complete os espaços que se seguem:
Na sociedade moderna, onde se imperam as novas tecnologias, o secretariado tornou-se um elemento fundamental no fundamento da empresa.
7)      Indique as principais categorias de um profissional de secretariado.
- Assistente de direcção (secretariado)
- Assistente de função/ Assistente especializado;
- Assistente de equipa (secretario).

8)      Quais os principais requisitos de um Profissional de Secretariado?
- Espírito de iniciativa;
- Capacidade de decisão;
- Sentido de responsabilidade.

9)      Recorrendo ao Blogue de apoio ás aulas Blogue e outros documentos/artigos/links, defina o perfil de Desempenho de um Técnico de Secretariado.
O técnico de secretariado é o profissional qualificado apto a assegurar a organização e execução de actividades de secretariado no apoio á chefia/ Direcção, bem como actividades do secretariado relativas ao funcionamento geral de uma empresa ou serviço público:
 As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
                - Executar tarefas inerentes á gestão;
                 - Planear e organizar a rotina diária e mensal;
                  - Assegurar a comunicação;
                  - Organizar e executar tarefas relacionadas com chefia/ direcção.
                  - Utilizar as aplicações informáticas e a Internet.

10)   Explique por suas palavras o seguinte texto, recorrendo ao Blogue referido anteriormente:
    “ Organizar compreende 

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