Fichas de trabalho do modulo VI
TEMA III – Protocolo e Imagem
MÓDULO VI
Técnicas
de atendimento
Recorrendo aos
vídeos, documentos apresentados, sebenta fornecida pela professora, entre
outros, faça um resumo[i],
dos temas a seguir anunciados:
1) Tema 1 – os
públicos da empresa/oes:
a. Noção de públicos
Conjunto de pessoas que partilham um
determinado espaço e um conjunto de interesses de índole intelectual, cultural,
material.
b. Tipos de públicos:
i.
O público externo e públicos internos
O público interno é constituído por
todos os trabalhadores efectivos da empresa, desde os empregados até à
administração. O público externo engloba todos os restantes públicos que se
podem subdividir em vários grupos.
ii.
Utentes - Intracooperação e Intercooperação;
Utentes não membros (Na abordagem das OES)
Consumidores ou utentes são o grupo
que faz “viver” uma empresa, consomem ou utilizam de alguma forma os produtos
oferecidos pela empresa.
2) Tema 2 - O papel do
Secretariado como instrumento de Relações Públicas
O papel do secretário nas Relações
Públicas é promover a aceitação geral da empresa ou organização, dar a conhecer
ao público os serviços que presta ou os bens que produz e dele recolher
opiniões no sentido de aconselhar a Administração nas políticas a seguir. Assim
sendo, o serviço de Relações Públicas deverá contribuir para a prossecução dos
objetivos da instituição.
3)
Tema 3 - O atendimento
presencial e não presencial
a.
A comunicação no atendimento
O atendimento presencial é todo o ato de comunicação
em que ambos os interlocutores estão em presença física.
b.
O atendimento presencial:
i. A comunicação face a face
Pronunciar
as palavras corretas e claramente
Não
falar muito alto nem muito baixo
Não
falar nem muito depressa, nem muito devagar
Concentrar-se
na mensagem e levar os outros a fazê-lo
Ser
breve
Usar
palavras simples
Mostrar-se
interessado
Sorrir
Tratar
corretamente o interlocutor
Ser
simpático
Certificar-se
de que os termos que utiliza são compreendidos pelo interlocutor
Acompanhar
as palavras de gestos
Reformular
o que o interlocutor disse para se certificar de que compreendeu a mensagem
Mostrar
um olhar interessado
Manter
uma boa postura
Falar
olhando sempre para o interlocutor
Evitar
as gírias
Não dar
muita informação de seguida. Criar intervalos para controlar a sua receção
Falar
de forma positiva
Evitar
utilizar a palavra não
ii. Comunicação verbal
Verbal – a comunicação verbal usada, adequadamente,
oferece mais precisão e menos confusão.
A linguagem verbal é a linguagem realizada com sinais
verbais. Ela divide-se em dois tipos: sonora (língua falada) e visual (língua
escrita).
iii. Comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal é a comunicação que não é feita
com sinais verbais, que não é feita com a fala nem com a escrita.
Diferentemente da comunicação inconsciente, que pode ser verbal ou não-verbal.
c. Atitudes comunicacionais do emissor e seus efeitos no
recetor
i. O saber escutar
Escutar é mais do que falar, é o segredo das boas
relações humanas. O ouvinte atento e interessado cativa os outros, na medida em
que lhes dá importância que eles desejam.
A arte de escutar não se resume ao ato externo de
ouvir, exige disponibilidade, interesse pelos outros, interpretação correta das
palavras, observação da linguagem corporal, espirito critico e prudência nos
conselhos.
ii. A importância da primeira impressão
Todos nos comunicamos o tempo todo nas mais diversas
situações. Da manhã à noite, no trabalho ou em casa, interagindo diretamente
com público ou apenas convivendo com os colegas de trabalho, a chave do sucesso
para a conquista do outro (seja ele quem for), é o impacto que causamos na
primeira impressão. A perceção que temos do outro, acontece nos primeiros
segundos de um encontro e gostar ou não de quem interage connosco, é o resultado
dessa primeira sensação.
iii. Acolher e acompanhar visitantes
Acolhimento é uma dimensão muito descurada em quase
todas as interações comerciais – ou pura e simplesmente não existe ou é feito
de forma mecânica e impessoal.
Encare esta situação como uma oportunidade para
diferenciar a sua empresa/instituição e para aumentar a sua competitividade no
mercado!
iv. Lidar com situações difíceis
Muitas situações não passam de mal-entendidos que
deverão ser esclarecidos de imediato, seguindo as regras apresentadas em
seguida:
Aceitar e ouvir
a reclamação. O atendedor deve ouvir até ao fim, responder prontamente e nunca
dizer que o cliente não tem razão. Objeções por parte de quem atende significam
que a empresa ou pessoa tem algo a esconder. O silêncio ou falta de resposta
serão interpretados como formas de retardar o contacto.
Não pensar nos obstáculos. Deve-se responder sem dar
demasiada atenção a obstáculos ou más experiências passadas que o atendedor
teme que se repitam. O importante é resolver o assunto com o cliente em causa.
Não entrar num braço de ferro. Deve-se concluir, com
diplomacia e promessa de resposta, uma chamada em que o interlocutor está
furioso e repisa o assunto mais de três vezes. Evita-se assim entrar num braço
de ferro. Pedir reclamações por escrito. Em caso de dúvida, pede-se ao cliente
para apresentar as suas reclamações por escrito, ou aponta-se e relê-se o motivo
de discórdia ao telefone.
4)
Tema 4 - O atendimento não presencial:
a.
Atendimento telefónico
·
Regras gerais
·
Regras ao receber uma chamada
·
Regras antes de efetuar uma
chamada
·
Regras durante a comunicação
·
Conceção de fichas de receção e
execução de chamadas telefónicas
5)
Tema 5 -
Fatores críticos de sucesso ao telefone
a.
Voz, respiração, ritmo do
discurso
b.
A escolha das palavras, linguagem
c.
A etiqueta e as boas maneiras
d.
A eficiência
6) Tema 6 -
O atendimento e a função social das OES (Na abordagem
das OES)
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